CartaExpressa

UFPB: Bolsonaro nomeia reitor que estava em último na lista tríplice

Chapa em que estava Valdiney Veloso foi a menos votada em consulta pública

Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro voltou a desconsiderar uma lista tríplice e nomeou o terceiro colocado como reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A escolha pelo professor Valdiney Veloso foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira 5.

A chapa em que estava Valdiney foi também a menos votada na consulta pública. Por ser uma universidade federal, a Constituição prevê que o presidente da República escolha o nome de quem vai ocupar o cargo, mas a prática de escolher o primeiro colocado na lista tríplice foi uma tradição nos governos anteriores.

O professor Valdiney Veloso atua na Universidade Federal da Paraíba como professor titular na área de psicologia. É formado em Psicologia pela própria UFPB e em Direito pela Unipê. Além disso, o novo reitor é especialista em Psicometria e tem mestrado e doutorado em Psicologia Social.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar