CartaExpressa
UE considera ‘inaceitáveis’ as ordens de evacuação de civis de Rafah
Declaração foi feita pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel


As ordens israelenses para evacuar civis em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, são “inaceitáveis” para a União Europeia (UE), declarou neste sábado (11) o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
O exército israelense havia ordenado anteriormente que os palestinos deixassem mais áreas do leste de Rafah, cidade no extremo sul do território palestino onde se concentraram cerca de 1,4 milhões de pessoas.
“As ordens de evacuação de civis presos em Rafah para áreas inseguras são inaceitáveis”, escreveu no X Michel, que preside o órgão da UE encarregado de definir as grandes diretrizes e prioridades políticas do bloco.
“Pedimos ao governo israelense que respeite o direito internacional humanitário e instamos que não empreenda nenhuma operação terrestre em Rafah”, acrescentou.
Michel também apontou que “as passagens fronteiriças devem funcionar plenamente e permitir a passagem de ajuda humanitária essencial em meio a uma fome generalizada” e pediu que os esforços para alcançar um cessar-fogo duradouro continuem.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.