CartaExpressa
TV Brasil exibe até canção sobre ‘honestidade’ de Bolsonaro
Na semana passada, no Pará, um evento transmitido pela emissora entrou na mira do MP Eleitoral
Não foi apenas no discurso que a passagem de Jair Bolsonaro pelo Rio Grande do Norte ganhou contornos eleitorais.
Ao final do pronunciamento do presidente em visita à Barragem de Oiticica, em Jucurutu, entrou em cena um sanfoneiro pró-Bolsonaro, que tocou uma canção em exaltação ao ocupante do Palácio do Planalto. Tudo isso com a transmissão da TV Brasil, uma emissora pública.
“O povo fica contente, querendo tudo de novo. Honestidade e trabalho em Bolsonaro você vê”, diz a música de Zé Sanfoneiro.
O uso da TV Brasil como plataforma de promoção de Bolsonaro não é inédito. Na semana passada, o Ministério Público Eleitoral protocolou uma representação no Tribunal Superior Eleitoral em que demanda a amplicação de uma multa ao presidente.
Isso se deve a um episódio durante uma cerimônia de entrega de títulos de propriedade rural no dia 18, em Marabá (PA). No evento, o presidente exibiu uma camiseta com a mensagem: “É melhor Jair se acostumando. Bolsonaro 2022”. A festa teve transmissão ao vivo da emissora.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Bolsonaro diz que só Deus pode tirá-lo do poder e acusa a imprensa de ‘inventar’ a Covaxin
Por Leonardo Miazzo
Metade dos brasileiros acha Bolsonaro ruim ou péssimo, revela pesquisa
Por CartaCapital
Cobranças de posição de artistas pelo ‘Fora Bolsonaro’ movem o setor cultural
Por Augusto Diniz



