CartaExpressa

Túlio Gadêlha vai à PGR contra Mário Frias por suposto uso de verba parlamentar para filme sobre Bolsonaro

O deputado da Rede aponta supostas práticas de desvio de finalidade e improbidade administrativa

Túlio Gadêlha vai à PGR contra Mário Frias por suposto uso de verba parlamentar para filme sobre Bolsonaro
Túlio Gadêlha vai à PGR contra Mário Frias por suposto uso de verba parlamentar para filme sobre Bolsonaro
O ex-secretário de Cultura Mario Frias. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Túlio Gadelha (Rede-PE) pediu à Procuradoria-Geral da República que investigue seu colega Mário Frias (PL-SP) por desvio de finalidade e improbidade administrativa pelo suposto uso de verbas públicas para financiar um filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A representação tem como pano de fundo uma reportagem do Metrópoles que apontou o envio de quase 14 mil reais da cota parlamentar para uma produtora de Doriel Francisco, que dirige o filme A Colisão dos Destinos.

Os repasses iriam para a impressão de cerca de 36.100 folders, além de “produção e finalização de vídeos” que deveriam ser publicados nas redes sociais de Frias. O primeiro trailer da produção foi divulgado no último sábado 13 pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro em seu perfil no X (antigo Twitter).

No conteúdo, o parlamentar bolsonarista aparece como responsável pelo argumento do filme – isto é, pela estruturação da história a ser contada. Para Gadêlha, existem indícios de enriquecimento ilícito de terceiros e de incorporação de verbas públicas ao patrimônio particular sem que tenham sido respeitados os ritos legais.

“Ao direcionar esses recursos para a produção de um filme com finalidade de promoção pessoal e política, Mario Frias desviou os recursos para beneficiar diretamente um aliado político e a própria figura de Jair Bolsonaro, além da pessoa jurídica que recebeu as verbas ilícitas”, diz um trecho da representação.

Procurado pela reportagem, Frias ainda não respondeu. O espaço segue aberto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo