CartaExpressa

TSE tem novas provas e quer ouvir Bolsonaro sobre disparo de fake news

A intimação do presidente deve ocorrer já em agosto, assim que o tribunal retornar do recesso e analisar os documentos

TSE tem novas provas e quer ouvir Bolsonaro sobre disparo de fake news
TSE tem novas provas e quer ouvir Bolsonaro sobre disparo de fake news
Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão. Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve intimar o presidente Jair Bolsonaro para que ele se manifeste sobre novas provas incluídas no processo que pode levar à cassação da sua chapa.

As provas indicam uma participação do presidente em uma rede de disparos de fake news nas eleições de 2018. A informação é do portal UOL.

As evidências foram colhidas em outro inquérito, que apura atos antidemocráticos. O compartilhamento com o TSE foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na quarta-feira 14.

A intimação de Bolsonaro deve ocorrer já em agosto, assim que o tribunal retornar do recesso e analisar os documentos.

O esquema de disparos de fake news, segundo mostram as evidências colhidas no inquérito que corre no STF, foi financiado por empresários bolsonaristas via caixa dois. A rede de notícias falsas teria sido articulada para beneficiar Bolsonaro em 2018.

Nos anos seguintes, a mesma rede teria sido usada para pedir o fechamento do Congresso e do Supremo e atacar opositores do governo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo