CartaExpressa
TSE multa deputado do PSD por ‘derramamento’ de santinhos perto de seções eleitorais
Tribunal de Goiás havia isentado Ismael Alexandrino de responsabilidade


O Tribunal Superior Eleitoral decidiu na quinta-feira 13 reformar uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás e multar em 24 mil reais o deputado federal Ismael Alexandrino (PSD-GO) e o PSD, por propaganda eleitora irregular.
A punição decorre de um “derramamento” de santinhos perto de três seções eleitorais às vésperas da votação de 2022. Todos os ministros do TSE seguiram o relator, Floriano de Azevedo Marques.
O TRE-GO, apesar de reconhecer o ilícito eleitoral, havia isentado o parlamentar de responsabilidade, sob o argumento de que o material de campanha estava asssociado a outros candidatos de maior expressão política.
Azevedo Marques, por sua vez, contestou o entendimento. “Em nenhum momento, a lei exigiu que os volantes espalhados em derrame pertençam exclusivamente a apenas um candidato, de modo que tal exigência extravasa o sentido estabelecido pela norma eleitoral.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Deputado que desengavetou PL anti-delação ganha aval do TSE e deixará o PV
Por Wendal Carmo
Ministro do TSE reverte uma condenação sobre o 7 de Setembro, mas Bolsonaro segue inelegível; entenda
Por CartaCapital
‘Contra o vírus da mentira, há o remédio da informação séria’, diz Cármen Lúcia ao assumir o TSE
Por CartaCapital