CartaExpressa
TSE manda partido devolver R$ 1,5 milhão aos cofres públicos
O Cidadania também terá de aplicar 382,3 mil reais no apoio a candidaturas femininas em 2026


O Tribunal Superior Eleitoral confirmou na terça-feira 19 a decisão que manda o partido Cidadania devolver 1,55 milhão de reais ao Tesouro Nacional, por uso irregular de verbas do fundo partidário.
Os ministros analisaram um recurso sobre a prestação de contas referente a 2019. A legenda também terá de aplicar 382,3 mil reais no apoio a candidaturas femininas em 2026, por descumprir o piso de 5%.
Kassio Nunes Marques, que havia pedido vista, acompanhou a relatora, Isabel Gallotti, e acolheu parcialmente o recurso do Cidadania para reconhecer que a sigla apresentou documentos sobre passagens aéreas e hospedagens — ainda que com atraso.
Eles, porém, confirmaram irregularidades nessa área que chegam a 855,2 mil reais, por considerarem que os documentos foram produzidos unilateralmente pelo Cidadania e são insuficientes para efeitos de comprovação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

TSE marca julgamento sobre cassação de mandato do governador de Roraima
Por CartaCapital
O impasse no TSE e no STF sobre ‘3º mandato’ de prefeito no Rio de Janeiro
Por CartaCapital
TSE empossa 2 ministros indicados por Lula
Por Agência Brasil