CartaExpressa
TSE manda excluir áudio que culpava Lula por aumentos de combustíveis na gestão Bolsonaro
Conteúdo da mensagem que circulava nas redes sociais foi considerado enganoso
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Raul Araújo determinou, neste sábado 27, que áudios que erroneamente ligavam o ex-presidente Lula (PT) aos constantes aumentos nos preços dos combustíveis durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL) sejam excluídos das redes sociais.
O conteúdo fake que circulava nas mensagens apontava uma suposta declaração do ex-ministro Aldo Rebelo culpando Lula pela altas no preços. A mensagem, vale ressaltar, é falsa nos dois pontos.
“Verifica-se, de plano, que as publicações impugnadas – embora em formatos diversos – são inverídicas, pois Aldo Rebelo não gravou o áudio impugnado. Trata-se, portanto, de conteúdo produzido para disseminar desinformação”, destaca o ministro Araújo na sua decisão.
Ele então determina que as redes Facebook, Instagram, TikTok, YouTube e Gettr sejam notificadas para que excluam o conteúdo que vem sendo compartilhado em campanha contra o ex-presidente.
Em nota divulgada neste sábado, o Partido dos Trabalhadores informou que além do caso julgado, entrou com outras 15 ações contra fake news. Em todos os casos, informa o partido, o conteúdo falso foi produzido ou divulgado por grupos ligados ao presidente Jair Bolsonaro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



