TSE decide monitorar diariamente as redes sociais de Carlos Bolsonaro e André Janones

Benedito Gonçalves alega que a ação dos políticos, por vezes, contribui para ‘tornar inócua eventual decisão da Justiça Eleitoral’

Fotos: Divulgação/Câmara de Vereadores do Rio; e Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

Apoie Siga-nos no

O Tribunal Superior Eleitoral irá monitorar diariamente, até 29 de outubro, as publicações de Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e André Janones (Avante-MG) nas redes sociais. A definição consta de uma decisão do corregedor-geral da Corte, ministro Benedito Gonçalves, publicada nesta segunda-feira 24.

A intenção, destaca, é avaliar se Janones e Carlos seguem o mesmo padrão de disseminação de informações falsas nestas eleições. Os dados coletados pelo monitoramento irão subsidiar as investigações sobre fake news na campanha.

“No atual estágio processual, prepondera a percepção de que o comportamento de André Janones e de Carlos Bolsonaro nas redes possuem muitos aspectos similares, seja no que diz respeito à legítima atividade de organização da militância, seja, por outro lado, na difusão de conteúdos falsos ou gravemente descontextualizados”, destaca Gonçalves.

O corregedor alega que a ação dos dois políticos, por vezes, contribui para ‘tornar inócua eventual decisão da Justiça Eleitoral’, uma vez que, mesmo após a remoção dos conteúdos pelo TSE, Carlos e Janones seguem usando ‘termos-chave para reativar os efeitos dos conteúdos removidos’.

Apesar de estabelecer semelhanças entre a atuação de Carlos e a de Janones nas redes, o ministro ponderou que o bolsonarista reúne mais elementos de uma ação orquestrada de desinformação. Ele destaca, por exemplo, maior volume de perfis que propagam as notícias falsas contra Lula publicadas por Carlos Bolsonaro.

Gonçalves ainda pediu que os dois políticos sejam alertados de que podem ter seus perfis suspensos neste período caso se detecte que eles seguem compartilhando informações barradas pelo tribunal. O monitoramento, segundo a decisão, será feito pela Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE.


Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.