CartaExpressa
TSE decide monitorar diariamente as redes sociais de Carlos Bolsonaro e André Janones
Benedito Gonçalves alega que a ação dos políticos, por vezes, contribui para ‘tornar inócua eventual decisão da Justiça Eleitoral’
O Tribunal Superior Eleitoral irá monitorar diariamente, até 29 de outubro, as publicações de Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e André Janones (Avante-MG) nas redes sociais. A definição consta de uma decisão do corregedor-geral da Corte, ministro Benedito Gonçalves, publicada nesta segunda-feira 24.
A intenção, destaca, é avaliar se Janones e Carlos seguem o mesmo padrão de disseminação de informações falsas nestas eleições. Os dados coletados pelo monitoramento irão subsidiar as investigações sobre fake news na campanha.
“No atual estágio processual, prepondera a percepção de que o comportamento de André Janones e de Carlos Bolsonaro nas redes possuem muitos aspectos similares, seja no que diz respeito à legítima atividade de organização da militância, seja, por outro lado, na difusão de conteúdos falsos ou gravemente descontextualizados”, destaca Gonçalves.
O corregedor alega que a ação dos dois políticos, por vezes, contribui para ‘tornar inócua eventual decisão da Justiça Eleitoral’, uma vez que, mesmo após a remoção dos conteúdos pelo TSE, Carlos e Janones seguem usando ‘termos-chave para reativar os efeitos dos conteúdos removidos’.
Apesar de estabelecer semelhanças entre a atuação de Carlos e a de Janones nas redes, o ministro ponderou que o bolsonarista reúne mais elementos de uma ação orquestrada de desinformação. Ele destaca, por exemplo, maior volume de perfis que propagam as notícias falsas contra Lula publicadas por Carlos Bolsonaro.
Gonçalves ainda pediu que os dois políticos sejam alertados de que podem ter seus perfis suspensos neste período caso se detecte que eles seguem compartilhando informações barradas pelo tribunal. O monitoramento, segundo a decisão, será feito pela Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Janones publica ‘retratação’ por provocar ‘efeitos psicológicos’ em Bolsonaro no caso Roberto Jefferson
Por CartaCapital
TSE barra post falso que ligava Lula à pedofilia e manda PT editar áudio sobre política de armas de Bolsonaro
Por Getulio Xavier
Bolsonaro gastou R$ 4,5 milhões em um dia no YouTube
Por Agência Pública



