CartaExpressa
TSE dá 3 dias para Carlos Bolsonaro se manifestar sobre fake news nas redes
A prática pode configurar abuso de poder político e econômico, além de uso indevido dos meios de comunicação


O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Benedito Gonçalves estipulou um prazo de três dias para o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) prestar informações sobre o uso de suas redes sociais com objetivo político-eleitoral.
O magistrado solicitou ainda que as plataformas identifiquem quem são os donos de 28 perfis suspeitos de propagar desinformação sobre o processo eleitoral.
Gonçalves atendeu a um pedido encaminhado pela equipe de campanha do ex-presidente Lula (PT), que aponta a existência de um ecossistema de desinformação operando a partir da divulgação coordenada de informações falsas. O argumento é de que as práticas podem configurar abuso de poder político e econômico, além de uso indevido dos meios de comunicação.
Ao acatar o pedido de investigação, Gonçalves destacou que o material apresentado pela campanha de Lula ao TSE “confere densidade a fatos públicos e notórios relativos à atuação nas redes de Carlos Bolsonaro e diversos apoiadores do atual presidente” e “fornece indícios de uma atuação concertada para a difusão massificada e veloz de desinformação, que tem como principal alvo o candidato Luiz Inácio Lula da Silva”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ipespe: Lula tem 6 pontos de vantagem sobre Bolsonaro a 12 dias do 2º turno
Por CartaCapital
Ministro do TSE determina suspensão da monetização do Brasil Paralelo e outros canais bolsonaristas no YouTube
Por Wendal Carmo
Lula confirma ao SBT que não irá a debate; Bolsonaro será entrevistado
Por Victor Ohana
Outro vídeo de Bolsonaro associando meninas venezuelanas a prostituição repercute nas redes
Por CartaCapital