CartaExpressa
TSE confirma desaprovação de contas de deputado paulista do PL
A Corte determinou que Dimas Mecca Sampaio devolva 17 mil reais ao Tesouro Nacional
O Tribunal Superior Eleitoral confirmou na quinta-feira 15, por 4 votos a 3, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo que desaprovou as contas de campanha de Dimas Mecca Sampaio (PL), reeleito deputado estadual em 2022.
Os ministros determinaram que o correligionário de Jair Bolsonaro devolva 17.138 reais ao Tesouro Nacional.
Prevaleceu na Corte o voto do relator, André Ramos Tavares, para quem a rediscussão da ordem do TRE-SP demandaria um reexame de fatos e provas, o que não cabe em um recurso especial.
O magistrado reconheceu a existência de gastos irregulares com recursos do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário. Atestou também haver um contrato apresentado sem assinatura do prestador de serviços, sem data de emissão e sem prazo de vigência, o que caracteriza “violação ao regramento e falhas graves que comprometem a aprovação [das contas eleitorais] com ressalvas”.
Os votos divergentes, dos ministros Kassio Nunes Marques, André Mendonça e Raul Araújo, indicavam a aprovação das contas com ressalvas, com a manutenção da ordem para devolver a quantia ao Tesouro Nacional.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Entenda o que é permitido e o que é proibido na propaganda eleitoral nas ruas e na internet
Por CartaCapital
No 1º dia de campanha, passeatas de Boulos e Nunes quase se encontram e PM intervém
Por CartaCapital
1º dia de campanha no Rio tem petistas em ato de Tarcísio, apesar de apoio do partido a Paes
Por CartaCapital



