CartaExpressa
TSE cassa chapa de prefeito de Brusque e torna Luciano Hang inelegível
O empresário bolsonarista teria usado da estrutura da Havan para favorecer a campanha de Ari Vequi e Gilmar Doerner; caso foi classificado como abuso de poder econômico
O Tribunal Superior Eleitoral cassou, nesta quinta-feira 4, por 5 votos a 2, os mandatos do prefeito de Brusque, cidade de Santa Catarina, Ari Vequi (MDB), e de seu vice, Gilmar Doerner, por abuso de poder econômico nas eleições de 2020.
Os dois políticos se tornam inelegíveis por oito anos, juntamente com dono das Lojas Havan, o empresário Luciano Hang, citado na mesma ação.
O TSE avaliou e acatou um pedido enviado ao tribunal pelos partidos Podemos, PT, PSB e PV, que alegaram irregularidades na disputa pela prefeitura da cidade do interior de Santa Catarina. Segundo as legendas, Hang teria usado da estrutura da Havan, entre bens, funcionários e fornecedores, para favorecer a campanha de Vequi e Doerner.
O presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes, entendeu que as condutas dos políticos foram irregulares e tornaram a disputa eleitoral desigual.
“Houve utilização de toda a estrutura das lojas Havan na campanha eleitoral. Houve também uma flagrante e ostensiva quebra da igualdade das chances entre os candidatos”, afirmou Moraes.
Segundo o ministro, as provas colhias deixam evidente a participação direta de Luciano Hang nos atos abusivos, bem como dos políticos “tendo em vista a participação em eventos ilícitos, consubstanciados em live e em evento dentro das Lojas Havan”.
A maioria do plenário do TSE seguiu o voto do ministro Alexandre de Moraes e reconheceu a irregularidade das condutas dos três envolvidos.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Operação contra Bolsonaro e Mauro Cid bate recorde de engajamento nas redes, aponta pesquisa Quaest
Por André Lucena
Laudo comprova prática de ‘rachadinha’ no gabinete de Carlos Bolsonaro, diz jornal
Por CartaCapital
Carlos ignora operação contra Bolsonaro; Flávio e Eduardo falam em perseguição
Por CartaCapital
‘Não quero mais saber de política’, diz Luciano Hang
Por Getulio Xavier



