CartaExpressa
TSE aprova por unanimidade o registro da candidatura de Ciro Gomes
Pouco antes, também em decisão unânime, a Corte indeferiu a candidatura de Roberto Jefferson (PTB)


O Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta quinta-feira 1º, por unanimidade, o registro da candidatura de Ciro Gomes (PDT) à Presidência da República.
A corte também avalizou o registro da postulante a vice-presidente na chapa, Ana Paulo Matos (PDT).
O relator do registro é o ministro Carlos Horbach, que apontou regularidade na documentação apresentada por Ciro e Ana Paula.
Pouco antes, também em decisão unânime, o TSE negou o registro da candidatura do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB).
A Corte se baseou em uma contestação da Procuradoria-Geral Eleitoral a apontar que Jefferson, condenado no julgamento do “mensalão”, está inelegível até 2023. O PTB ainda pode definir um novo candidato ao Palácio do Planalto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ciro culpa Lula por repercussão negativa de frase sobre favela
Por CartaCapital
Ciro se defende de críticas após polêmica em evento na Firjan: ‘Má-fé’
Por CartaCapital
Ciro reconhece que insinuação jocosa sobre Lula nas redes foi ‘dura demais’
Por CartaCapital