CartaExpressa
Trump publica montagem e se declara ‘presidente interino’ da Venezuela
Postagem expõe escalada retórica após a captura de Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores
Em meio à escalada sem precedentes da crise entre os Estados Unidos e a Venezuela, o presidente norte-americano, Donald Trump, publicou na plataforma Truth Social uma montagem de sua biografia na Wikipédia em que aparece como “presidente interino da Venezuela” desde janeiro de 2026
No primeiro sábado do mês, forças dos Estados Unidos capturaram o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, durante um ataque militar contra Caracas. Delcy Rodríguez, vice de Maduro, assumiu o comando do Palácio de Miraflores.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



