CartaExpressa
Trump demite Mike Waltz, conselheiro de Segurança Nacional, por vazamento de operação no Iêmen
Marco Rubio, atual secretário de Estado, vai assumir cargo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a demissão de Mike Waltz do cargo de conselheiro de Segurança Nacional. O republicano usou as redes sociais para confirmar o afastamento nesta quinta-feira 1.
“Mike Waltz tem se dedicado a colocar os interesses da nossa nação em 1º lugar. Sei que ele fará o mesmo em seu novo cargo”, disse Trump. Agora, Waltz parte para ser embaixador dos EUA na Organização das Nações Unidas (ONU).
Trump também confirmou que Marco Rubio, atual secretário de Estado dos EUA, vai assumir o posto deixado por Waltz, acumulando os dois cargos. “Juntos, continuaremos a lutar incansavelmente para tornar os Estados Unidos e o mundo seguros novamente”, disse o republicano.
Mark Waltz esteve no centro do episódio de vazamento de informações sigilosas durante um ataque no Iêmen em março. Na época, informações sobre a operação foram compartilhadas em um grupo do aplicativo Signal. Entre os integrantes do grupo, estava o jornalista da revista The Atlantic.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


