CartaExpressa
TRT-10 mantém decisão que impede Sérgio Camargo de gerir pessoas na Fundação Palmares
O juiz de segunda instância referendou que a decisão de primeiro grau tem base em ‘vasta produção probatória’


O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região manteve a decisão de 1ª instância da Justiça do Trabalho que impede Sergio Camargo, presidente da Fundação Palmares, de fazer a gestão de pessoas no local. Na prática, isso significa que ele continua proibido de nomear ou exonerar funcionários.
A decisão foi tomada com base em um recurso enviado pela Fundação que alegava que a decisão da 21ª Vara do Trabalho de Brasília causaria lesão à ordem administrativa. Ao avaliar o pedido, o juiz de segunda instância considerou que a decisão de primeiro grau tem base em ‘vasta produção probatória’.
“Na hipótese vertente, verifica-se que o juízo de primeiro grau ancora-se em vasta produção probatória, fazendo, inclusive, registro dos diversos depoimentos colhidos para concluir pela configuração de assédio moral, cyberbulling, no ambiente de trabalho”, anotou o desembargador. “Portanto, havendo elementos iniciais de prova, mesmo que em cognição sumária, de desrespeito à dignidade do trabalhador e, por decorrência, ao trabalho digno, sendo reversível a medida, há de se inibir de forma concreta qualquer conduta que vilipendie a pessoa humana.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Diretor da Fundação Palmares diz que nada mudará após afastamento de Sergio Camargo
Por Marina Verenicz
Justiça afasta Sérgio Camargo da gestão de pessoal da Fundação Palmares
Por Estadão Conteúdo