CartaExpressa
‘Triste para a América Latina e logo veremos’, diz presidente da Colômbia sobre vitória de Milei
Segundo Gustavo Petro, ‘o neoliberalismo não tem mais proposta para a sociedade’


O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, lamentou na noite deste domingo 19 a vitória do ultradireitista Javier Milei sobre o peronista Sergio Massa no segundo turno da eleição presidencial da Argentina.
“A extrema-direita venceu na Argentina. É a decisão da sua sociedade. Triste para a América Latina e logo veremos… O neoliberalismo não tem mais proposta para a sociedade, não pode responder aos problemas atuais da humanidade”, escreveu Petro.
Ele respondeu a uma mensagem do ex-presidente colombiano Ivan Duque, que havia exaltado o triunfo de Milei e a derrota da “demagogia e do Grupo Puebla”.
Ha ganado la extrema derecha en Argentina; es la decisión de su sociedad. Triste para América Latina y ya veremos… el neoliberalismo ya no tiene propuesta para la sociedad, no puede responder a los problemas actuales de la humanidad. https://t.co/TCqBPLSkkO
— Gustavo Petro (@petrogustavo) November 19, 2023
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Milei derrota Massa e extrema-direita chega à Presidência da Argentina
Por CartaCapital
Lula não cita Milei, mas deseja sorte ao novo governo da Argentina e pede respeito à democracia
Por CartaCapital
Entenda o cenário que Milei, presidente eleito da Argentina, deve encontrar no Congresso
Por André Lucena