CartaExpressa

TRE do Rio rejeita as candidaturas de Anthony Garotinho e Wilson Witzel

Garotinho tentava se lançar à Câmara e Witzel ao governo; eles podem recorrer ao TSE

Foto: Divulgação/TRE-RJ
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro rejeitou, nesta quinta-feira 8, os pedidos de registro das candidaturas de Anthony Garotinho (União Brasil) e Wilson Witzel (PMB).

Garotinho tentava concorrer a deputado federal. Por 7 votos a 0, porém, o TRE-RJ negou o pleito. Em agosto, o Superior Tribunal de Justiça revogou a decisão que suspendia os efeitos de uma condenação por improbidade administrativa do ex-governador.

Witzel, por sua vez, desejava se lançar mais uma vez ao governo fluminense. A candidatura, porém, foi rejeitada por unanimidade. No mês passado, a Procuradoria Regional Eleitoral pediu a impugnação do ex-governador, sustentando que, após ser alvo de um impeachment em 2021, Witzel também foi condenado à inabilitação para função pública por cinco anos.

Garotinho e Witzel ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar