CartaExpressa
TRE arquiva denúncia do PT contra governador de SC por banner do PL em residência oficial
Símbolos do partido aparecem em uma foto publicada por um pré-candidato a vereador de Florianópolis ao lado de Jorginho Mello e Michelle Bolsonaro
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina arquivou, nesta terça-feira 27, uma representação criminal movida pelo PT contra Jorginho Mello (PL), governador do estado.
A denúncia questionava uma foto publicada nas redes sociais, em que um banner do PL aparece instalado na Casa da Agronômica, residência oficial do governador. A imagem registrava um encontro de Mello com o pré-candidato a vereador em Florianópolis pelo PL, Rodrigo Marques, e a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL).
Publicação denunciada pelo PT à Justiça Eleitoral. Foto: Redes Sociais/Reprodução
O relator do caso, Sérgio Graziano, afirmou que por se tratar do governador do estado, a matéria deveria ser enviada ao Superior Tribunal de Justiça. Os demais juízes, entretanto, divergiram.
Os outros seis juízes argumentaram que o Palácio da Agronômica não é uma repartição pública, já que ele é destinado exclusivamente à família do governador. A divergência foi aberta pelo juiz Adiolor Danieli e acompanhada por outros cinco juízes.
“O referido encontro, aparentemente, resumiu-se a discussão de temas inerentes ao âmbito partidário e ao cenário político local, não havendo qualquer indício do alegado evento político”, disse Danieli em seu voto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
MP de Santa Catarina diz que o filho ’04’ pode usar o nome Jair Bolsonaro na urna
Por CartaCapital
Os detalhes da primeira visita de Lula a Santa Catarina neste terceiro mandato
Por CartaCapital



