CartaExpressa
Torre de energia é alvo de vandalismo no interior de São Paulo
Segundo a concessionária responsável pela torre, localizada em Rio das Pedras, várias peças de sustentação da estrutura foram retiradas


Uma torre de energia de alta tensão em Rio das Pedras (SP) foi alvo de vandalismo na quinta-feira 12, segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica. O fornecimento de energia não chegou a ser interrompido.
Desde o domingo 8, dia dos atos terroristas em Brasília, é a quarta ocorrência do tipo em instalações elétricas públicas.
Segundo a concessionária Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A., responsável pela torre, várias peças de sustentação da estrutura foram retiradas.
“Embora tenha ocorrido a tentativa de derrubada da torre, os danos provocados não resultaram em interrupção da prestação do serviço público de transmissão de energia elétrica […] As equipes da Taesa estão atuando na recomposição do ativo, com o objetivo de evitar outros danos”, declarou a companhia, em nota.
A Aneel informou que a ocorrência foi detectada por volta de 14h30 e reportada ao Ministério de Minas e Energia e a autoridades de segurança. Ainda de acordo com a agência, um plano de reforço na segurança das instalações já estava ativo.
Na segunda-feira 9, uma torre de transmissão instalada em Medianeira, no oeste do Paraná, caiu, segundo a Aneel, a exemplo de outras duas em Rondônia. Em todos os casos, o órgão reportou ‘indícios de vandalismo’.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Golpistas ameaçam reeditar atos nas próximas semanas e mais prisões serão realizadas, diz Dino
Por CartaCapital
Moraes rejeita ação de deputado bolsonarista contra Flávio Dino por atos golpistas no DF
Por CartaCapital
Dino estabelece limite para retorno de Anderson Torres e diz que pode pedir extradição
Por André Lucena
‘Acabou a eleição de 2022. Entendam definitivamente isso’, diz Dino a bolsonaristas
Por CartaCapital
Os inimigos do governo Lula
Por Paulo Nogueira Batista Jr.