CartaExpressa

Toffoli será o relator de ação que obriga Bolsonaro a provar fraude nas eleições

A interpelação foi apresentada pelo senador Alessandro Vieira; para ele, as declarações ‘colocam em risco a estabilidade democrática’

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. Foto: Nelson Jr./STF
Apoie Siga-nos no

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, será o relator da interpelação apresentada na quarta-feira 21 pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) para que o presidente Jair Bolsonaro prove que houve fraude nas últimas eleições.

No documento, o parlamentar ressalta que as declarações de Bolsonaro não apresentaram “indícios de irregularidades” e afirma que as manifestações são” dúbias e imprecisas”.

“Nesse sentido, ajuíza-se a presente medida com a finalidade de instruir possível ação penal em decorrência das manifestações inverídicas e infundadas do sr. Presidente da República, que colocam em risco a estabilidade democrática do país e desqualificam a atuação das autoridades durante as eleições de 2018, inclusive desta colenda Corte Suprema, do Tribunal Superior Eleitoral e tantas outras instituições, de modo a fragilizar o Sistema Eleitoral Brasileiro”, diz.

“Nesse sentido, quando o Presidente da República, por reiteradas vezes, faz afirmações infundadas a respeito da lisura da Justiça Eleitoral, especialmente quanto ao sistema de votação e apuração, deve ser instado a esclarecer o que assevera e a prová-lo, razão pela qual se vale da presente interpelação”, acrescenta.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar