CartaExpressa
Toffoli rejeita e arquiva mais um HC que tentava libertar Bolsonaro
O autor é um advogado de São Paulo que não integra a defesa do ex-capitão
O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli rejeitou, nesta segunda-feira 15, mais um habeas corpus que buscava tirar da prisão Jair Bolsonaro (PL). O autor é um advogado de São Paulo que não integra a defesa do ex-presidente.
O HC alegava suposto constrangimento ilegal contra Bolsonaro e mencionava o voto divergente do ministro Luiz Fux no julgamento em que a Primeira Turma condenou o ex-capitão a 27 anos e três meses de prisão por liderar a trama golpista.
Ao negar a solicitação, Toffoli anotou que Bolsonaro conta com defesa constituída e que a ação de terceiros poderia causar prejuízos às teses e às estratégias dos advogados listados nos autos.
“Desse modo, tenho por incognoscível a pretensão ora deduzida”, escreveu o ministro. Toffoli certificou o trânsito em julgado e mandou arquivar o habeas corpus — ou seja, reconheceu não caber recurso contra sua decisão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Ultrassom aponta hérnias inguinais em Bolsonaro e médicos indicam cirurgia, diz defesa
Por Vinícius Nunes
Moraes autoriza que Bolsonaro faça exame médico na prisão
Por CartaCapital
Toffoli rejeita habeas corpus com argumento inusitado para tentar soltar Bolsonaro
Por CartaCapital



