CartaExpressa
TJ-SP decide que Da Cunha não terá foro privilegiado em julgamento sobre violência doméstica
O parlamentar se tornou réu por lesão corporal, ameaça e dano qualificado
O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que o deputado federal Carlos Alberto da Cunha (PP-SP), conhecido como Delegado Da Cunha, não tem direito a foro privilegiado no caso em que responde por uma suposta agressão contra uma ex-companheira.
Com a decisão, o caso será julgado em primeira instância. O TJ-SP se embasou em um entendimento do Supremo Tribunal Federal de que o foro privilegiado só pode ser usado quando haja relação entre o crime cometido e o exercício do cargo, no caso, de deputado federal.
A nutricionista Betina Grusiecki acusou o parlamentar de tê-la agredido até que ela desmaiasse. O casal mantinha uma relação há três anos e vivia junto em Santos. Em relato à polícia, afirmou que Da Cunha estaria alcoolizado no momento da agressão. Ela também o acusa de tê-la xingado, apertado o seu pescoço e batido sua cabeça contra a parede.
No mesmo mês, a Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público e Da Cunha se tornou réu por lesão corporal, ameaça e dano qualificado.
O deputado negou as acusações, à época, disse que a discussão aconteceu “em meio à comemoração de seu aniversário, mas em nenhum momento ocorreu qualquer tipo de violência física de sua parte”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
MPF abre investigação sobre possíveis abusos do Kwai no Brasil
Por CartaCapital
Damares fala em ‘perseguição’ após Receita anular isenção para líderes religiosos
Por CartaCapital
‘Uma ditadura’: o que disse Carlos Jordy após ser alvo de operação da PF
Por CartaCapital
Quem é Carlos Jordy, o deputado bolsonarista alvo da Operação Lesa Pátria
Por André Lucena



