CartaExpressa
Thiago Brennand é preso nos Emirados Árabes Unidos
O empresário é alvo de cinco pedidos de prisão preventiva por crimes de estupro, agressão, ameaça e cárcere privado


O empresário Thiago Brennand foi preso nesta segunda-feira 17, nos Emirados Árabes, dois dias depois de o país autorizar a extradição dele para o Brasil. A informação foi divulgada pela TV Globo.
Brennand é alvo de cinco pedidos de prisão expedidos pela Justiça de São Paulo, por crimes de estupro, agressão, ameaça e cárcere privado envolvendo quatro jovens, além da acusação de agressão contra o próprio filho.
Agentes da Polícia Federal devem ir aos Emirados Árabes na terça 18 para trazê-lo de volta ao País.
No domingo 16, o Ministério da Justiça informou que ainda não havia data para o retorno do empresário. O presidente Lula (PT) classificou a extradição como uma “questão de Justiça e de polícia”.
No início de abril, o advogado de Brennand afirmou que ele tinha a intenção de voltar ao Brasil para se apresentar às autoridades. Em vídeo publicado nas redes sociais, o empresário disse que “provavelmente” seria preso “injustamente”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.