CartaExpressa
Tesouro Nacional sofreu um ataque hacker, diz governo
Segundo o Ministério da Economia, foi uma invasão de ransomware, vírus que impede o acesso ao sistema e força a vítima a pagar um resgate


O Ministério da Economia informou que identificou um ataque hacker à rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional na última sexta-feira 13.
Em nota, a pasta afirmou se tratar de uma invasão de ransomware, vírus que impede o acesso ao sistema e força a vítima a pagar um resgate.
“As medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal, acionada. Os efeitos da ação criminosa estão sendo avaliados, neste primeiro momento, pelos especialistas em segurança da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital”, diz a nota.
“Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionados à Dívida Pública. As medidas saneadoras estão sendo tomadas”, acrescentou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.