CartaExpressa
Terremoto de magnitude 6,2 atinge o sudoeste do México
O país fica sobre cinco placas tectônicas, o que o torna um dos países mais vulneráveis do mundo a terremotos


Um terremoto de magnitude 6,2 atingiu o sudoeste do México neste domingo, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O epicentro foi localizado a oito quilômetros de Coalcomán de Vázquez Pallares, um município de cerca de 20.000 habitantes a 600 quilômetros da Cidade do México, a capital.
O terremoto ocorreu a uma profundidade de 86,2 km e não há informações sobre vítimas ou danos. A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, disse no X que “representantes do Comitê Nacional de Emergência não têm novas informações e estão iniciando protocolos de vistoria” na área.
O México fica sobre cinco placas tectônicas, o que o torna um dos países mais vulneráveis do mundo a terremotos, especialmente na costa do Pacífico.
Em 1985, um terremoto de magnitude 8,1 com epicentro na costa do Pacífico devastou grande parte do centro e do sul do país, matando milhares de pessoas e causando danos graves na Cidade do México.
Em 19 de setembro de 2017, outro terremoto de magnitude 7,1 matou 369 pessoas, a maioria delas na capital.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.