CartaExpressa
‘Tenho certeza de que não vou ligar para ele’, diz Bolsonaro sobre possível derrota para Lula
O ex-capitão também voltou a se manifestar sobre uma reunião com embaixadores na qual repetirá alegações jamais comprovadas sobre o sistema eleitoral
O presidente Jair Bolsonaro disse neste domingo 17 não haver qualquer possibilidade de derrota nas eleições de outubro para o ex-presidente Lula, o líder das pesquisas de intenção de voto.
Bolsonaro também fez uma comparação com o futebol para se dizer favorito na disputa.
“Ele é que vai ligar para mim. Eu tenho certeza de que eu não vou ligar para ele. Não tem o ‘se’ nessa questão. É o Flamengo enfrentando o Bangu, com toda certeza. Até com o time reserva. Com todo o respeito ao Bangu”, disse o ex-capitão, citado pelo jornal O Globo, ao ser questionado se telefonaria para Lula caso o petista vença o pleito.
Ele também voltou a se manifestar sobre uma reunião com embaixadores nesta segunda-feira 18 na qual repetirá suas alegações jamais comprovadas sobre o sistema eleitoral.
“[Vai ser] técnica. Não vou supor nada. O foco é na transparência eleitoral, fazer com que, uma vez acabada as eleições, ninguém duvide da mesma. E o perdedor imediatamente ligue para o ganhador.”
As insinuações de Bolsonaro sobre supostas fragilidades das urnas eletrônicas têm sido sistematicamente descontruídas. Após três rodadas de auditoria, técnicos do Tribunal de Contas da União concluíram que os mecanismos de gestão de riscos adotados pelo TSE para evitar “incidentes graves”, como ataques cibernéticos, e garantir eleições seguras neste ano estão adequados, além de seguirem “boas práticas internacionais”. A conclusão está em relatório apresentado na sessão da última quarta-feira 13.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Incomodado com o apoio de Anitta a Lula, Bolsonaro pede que evangélicos deem uma ‘chegada’ nos jovens
Por Getulio Xavier
Vox Populi: Lula tem 56% no Ceará, Bolsonaro 21%, Ciro 13%
Por CartaCapital
Lula tem 62% das intenções de voto e lidera com ampla vantagem na Bahia, mostra pesquisa
Por CartaCapital
Quaest aponta empate técnico entre Bolsonaro e Lula no Distrito Federal
Por CartaCapital


