CartaExpressa

“Temos de acreditar na boa-fé de Bolsonaro”, diz Gilmar Mendes

Em entrevista, decano diz crer na política, enaltece atuação do STF na pandemia e defende inquérito das fake news

O ministro Gilmar Mendes, do STF. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse em entrevista à Folha de S.Paulo que é preciso acreditar na boa-fé de Jair Bolsonaro. O presidente divulgou uma nota na qual diz que os ataques feitos à corte no dia 7 de Setembro resultaram do “calor do momento”.  Bolsonaro afirmou ainda não ter tido “nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes”.

A mudança no tom do mandatário ocorreu após seguidos xingamentos a integrantes do Supremo. No Dia da Independência, Bolsonaro chegou a chamar Alexandre de Moraes de canalha e falou que não cumpriria decisões do ministro.


Gilmar disse ainda que os apoiadores do presidente vivem uma ilusão de que o STF ameaça a governabilidade de Bolsonaro. “Não cumprimos a meta de vacinação e estamos a praticar esse novo esporte de agressões contínuas e alguns delírios”, afirmou.

O decano ainda defendeu o inquérito das fake news e afirmou que, se não houvesse a investigação, o Brasil teria “derrapado para um modelo de perfil muito autoritário”.

Tags: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.