CartaExpressa
TCU deve julgar processo contra Moro nesta quarta-feira
O processo envolve a atuação do ex-juiz como colunista de uma revista logo após ter deixado o governo de Jair Bolsonaro (PL)


O plenário do Tribunal de Contas da União deve julgar nesta quarta-feira 7 uma representação que aponta possível irregularidade no trabalho do senador eleito Sergio Moro (União-PR) como colunista de uma revista logo após ter deixado o governo de Jair Bolsonaro (PL).
Em julho de 2020, Moro disse ao TCU ter sido autorizado pela Comissão de Ética Pública da Presidência a escrever para a Crusoé enquanto estava de “quarentena” por ter saído do primeiro escalão da gestão federal.
Moro deixou o Ministério da Justiça e da Segurança Pública em abril de 2020. Em junho, a Comissão decidiu que ele não poderia, por seis meses, trabalhar como advogado, mas teria autorização para lecionar e escrever artigos.
Semanas depois da manifestação da Comissão, porém, o subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado acionou o TCU e cobrou uma investigação. Segundo ele, “há irregularidade quando o ex-ministro recebe recursos públicos para deixar de trabalhar (prazo de seis meses da quarentena) quando, em verdade, está trabalhando”.
O processo a ser julgado nesta quarta tem a relatoria do ministro Vital do Rêgo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Juiz livra Deltan de condenação no caso das diárias milionárias da Lava Jato
Por CartaCapital
Moro pode estar próximo de deixar o União Brasil
Por CartaCapital
Justiça Eleitoral volta a recomendar reprovação das contas da campanha de Moro
Por Getulio Xavier