CartaExpressa
TCU desmente Bolsonaro e nega relatório com recontagem de mortes por Covid
Passa de 473 mil o total de óbitos pela doença no País


O Tribunal de Contas da União desmentiu o presidente Jair Bolsonaro em relação a um suposto relatório que traria uma recontagem no número de mortos por Covid-19 no Brasil.
A apoiadores no ‘cercadinho’ do Palácio da Alvorada nesta segunda-feira 7, o presidente afirmou ter tido acesso a um documento do TCU com a informação de que “em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid”.
Em nota, o tribunal rejeitou a alegação. “O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”, diz o texto.
O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que “em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid”, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje.
— TCUoficial (@TCUoficial) June 7, 2021
Até esta segunda, morreram 474.414 pessoas no Brasil em decorrência da Covid-19, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.