CartaExpressa
TCU arquiva investigações sobre repasses do BNDES para Cuba e Venezuela
O relatório, do ministro Jorge Oliveira, não viu irregularidades
O Tribunal de Contas da União decidiu arquivar as investigações contra as operações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no exterior. O relatório, do ministro Jorge Oliveira, não viu irregularidades.
O TCU analisou a atuação do BNDES para a construção do Porto de Mariel, em Cuba, o Estaleiro Astialba, na Venezuela, e gasodutos na Argentina. A decisão do TCU foi na última quarta-feira 3.
Segundo o relator, a cadeia decisória do BNDES “falhou na apreciação das operações de financiamento”. Porém, as falhas não são caracterizadas como “erros grosseiros” e decidiu não aplicar penalidades.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


