CartaExpressa
TCU abre processo para investigar denúncia de contratação de funcionários fantasmas na Embratur
A agência ligada ao Ministério do Turismo nega o caso, que chegou ao Tribunal de Contas após denúncia na Ouvidoria do órgão


O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu um processo para apurar uma denúncia anônima que acusa a Embratur de contratar funcionários fantasmas nos últimos seis meses. A agência ligada ao Ministério do Turismo nega.
O caso foi revelado na semana passada pelo jornal O Globo. Segundo a publicação, foram contratados trinta funcionários que recebem salário, mas não cumprem as horas de contrato. O caso ocorreu, segundo a denúncia, após a chegada de Celso Sabino ao ministério.
Até o momento, a agência chefiada diretamente pelo ex-deputado federal Marcelo Freixo (PT-RJ) já demitiu cinco desses funcionários, mas nega, oficialmente, que há ‘fantasmas’ em seus quadros. A principal suspeita diz respeito a funcionários que atuariam remotamente.
A decisão do TCU de abrir um processo para apurar o caso se baseia em uma análise preliminar feita pela área técnica do tribunal, que indicou que “há elementos suficientes na denúncia feita via Ouvidoria”. O relator do caso será o ministro Jhonatan de Jesus.
A Embratur, em nota, disse já ter encaminhado, antes mesmo da abertura do processo, ofícios ao TCU e ao Ministério Público Federal para contribuir com as investigações.
“Com o objetivo de esclarecer essas falsas alegações, a empresa, que ainda não foi notificada oficialmente, enviou ofícios ao MPF e ao TCU se colocando à disposição para prestar todas as informações necessárias”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

MP junto ao TCU quer a suspensão dos salários de militares indiciados pela PF em inquérito do golpe
Por Wendal Carmo
Celso Sabino é eleito presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo
Por Agência Brasil
Agência de turismo de esquerda abre roteiro para Coreia do Norte em 2025
Por CartaCapital