CartaExpressa
Taxa de transmissão de Covid no Brasil tem ligeira alta
De acordo com o Imperial College, o índice está em 0,99, o que indica que 100 pacientes com o vírus infectam outras 99 pessoas


A taxa de transmissão da Covid 19 no Brasil apresentou ligeira alta, mas se manteve abaixo de 1 pela nona semana seguida, mostra um novo levantamento feito pelo Imperial College.
O índice está em 0,99, o que significa que 100 pacientes com o vírus infectam outras 99 pessoas. Na semana passada, o índice ficou em 0,98. Dentro da margem de erro, o índice pode variar de 0,91 a 1,01.
Epidemiologistas apontam que a pandemia pode ser considerada controlada quando a taxa de transmissão fica pelo menos duas semanas seguidas abaixo de 1. A média móvel de mortes no Brasil segue abaixo de mil, o que indica uma estabilidade.
Até o momento, o País tem um acumulado de 574.848 óbitos pela pandemia e passa dos 20 milhões de casos confirmados. (20.583.994).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.