CartaExpressa

Tarcísio sanciona lei que autoriza distribuição gratuita de remédios à base da cannabis

O texto foi aprovado em dezembro pela Assembleia Legislativa de São Paulo

Tarcísio sanciona lei que autoriza distribuição gratuita de remédios à base da cannabis
Tarcísio sanciona lei que autoriza distribuição gratuita de remédios à base da cannabis
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Foto: GOVSP
Apoie Siga-nos no

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou nesta terça-feira 21 o projeto de lei que garante o fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol, uma substância derivada da cannabis.

O texto, de autoria do deputado estadual Caio França (PSB), foi aprovado em dezembro pela Assembleia Legislativa paulista. Um abaixo-assinado com mais de 40 mil assinaturas a favor do projeto pressionou o governador a sancioná-lo.

Tarcísio, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), relatou em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes ter um sobrinho diagnosticado com Síndrome de Dravet, condição que o levava a ter convulsões graves. O quadro melhorou a partir do tratamento com canabidiol, disse o governador.

“O que não queremos é que ocorra o mesmo [que aconteceu] em outros estados, em que a lei foi sancionada, mas não está viva”, afirmou no evento. “Estamos convictos de que estamos fazendo a coisa certa. Queremos que o estado de São Paulo seja o pioneiro na aplicação da política pública.”

Questionado por jornalistas se a sanção poderia provocar ruídos com sua base eleitoral ultraconservadora, declarou se tratar de um assunto de saúde pública, sem relação com “ser ou não conservador”.

Cabe, agora, à Secretaria de Saúde do estado a regulamentação da lei.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo