CartaExpressa

Privatização da Sabesp: Tarcísio muda o tom e admite que as tarifas ficarão mais caras apesar da privatização

‘A tarifa vai subir, mas a privatização garante que ela vai subir num valor menor’, disse o governador durante um evento na segunda-feira 11

Privatização da Sabesp: Tarcísio muda o tom e admite que as tarifas ficarão mais caras apesar da privatização
Privatização da Sabesp: Tarcísio muda o tom e admite que as tarifas ficarão mais caras apesar da privatização
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reconheceu que a tarifa da água deve subir, após a privatização da Sabesp.

A tarifa vai subir, mas a privatização garante que ela vai subir num valor menor“, disse, na segunda-feira 11, durante evento promovido pela XP Investimentos. As informações são da Folha de S. Paulo.

Com a declaração, o governo recua do principal argumento utilizado para defender a privatização da Sabesp – o de que as tarifas ficariam mais baratas.

A desestatização da companhia foi aprovada na Assembleia Legislativa de São Paulo, e sancionada por Tarcísio na sexta-feira 8. A aprovação da pauta na Alesp foi marcada por forte oposição e confrontos entre manifestantes e a Polícia.

Após o governador sancionar a proposta que permite a privatização da Sabesp, o governo divulgou uma nota oficial ainda alegando que a desestatização da companhia traria ‘redução da tarifa’.

Print de nota do governo de SP mostra texto que diz que tarifa da conta de água irá reduzir com a privatização da Sabesp - Metrópoles Nota do governo falava em reduzir a tarifa da conta de água com a privatização da Sabesp

A lei que autorizou a desestatização estabelece que 30% do arrecadado com a venda de ações será usado para criar um novo fundo para “proporcionar modicidade tarifária”. Segundo declarações do governador e demais integrantes do governo isso significava baixar a tarifa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo