Tarcísio de Freitas afasta número 2 da Agricultura que denunciou irregularidades em obras

Irregularidades envolveram construção de rodovias no programa Melhor Caminho; jornal aponta que reforma no secretariado paulista poderá acontecer em breve

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Apoie Siga-nos no

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), afastou, nesta segunda-feira 28, o secretário-executivo da Agricultura do estado, Marcos Renato Böttcher. A saída de Böttcher pode ser a primeira de uma série de mudanças que o governador paulista deverá fazer no secretariado, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com a publicação, a reforma na máquina de governo de São Paulo poderá envolver as saídas dos secretários de Agricultura, Antônio Junqueira, e de Turismo, Roberto de Lucena. Ambos não se pronunciaram sobre o indicativo de saída feito pelo jornal.

Em julho, Marcos Böttcher entregou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) um relatório apontando irregularidades na construção de estradas do programa Melhor Caminho. Segundo o relatório, também revelado pelo Estadão, as irregularidades aconteceram entre 2021 e 2022, envolvendo o pagamento de 200 milhões de reais por obras que não foram construídas.

Além disso, outros 300 milhões de reais foram gastos sem o crivo dos processos internos para garantir a qualidade nas obras. As ações aconteceram durante os governos dos últimos dois mandatários paulistas, Rodrigo Garcia e João Doria

Os problemas com as obras do programa Melhor Caminho aconteceram durante as gestões do deputado estadual Itamar Borges (MDB) e Francisco Matturro na secretaria de Agricultura. 

Em nota, Itamar Borges negou ter relação com a demissão de Böttcher, dizendo que “nomeações de secretários e demais colaboradores das secretarias são atribuições exclusivas do Poder Executivo”. Francisco Matturro não se pronunciou sobre o relatório que apontou as irregularidades.


Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.