CartaExpressa
Tarcísio critica tarifa zero proposta por Nunes: ‘Não se sustenta, não faz sentido e não vamos embarcar’
Enquanto a Prefeitura de São Paulo estuda a gratuidade, o governo estadual argumenta que se aderisse ao subsídio, teria que tirar verba de outros setores
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) criticou a proposta do prefeito Ricardo Nunes (MDB) de zerar a tarifa do transporte público na capital paulista.
Após agenda oficial, em coletiva à imprensa, na sexta-feira 24, o governador disse ser inviável a ideia de zerar as tarifas do Metrô e da CPTM, como Nunes estuda fazer com os ônibus.
“Sou contra, absolutamente contra. Não consigo ver viabilidade em você colocar o sistema que tem 8,3 milhões de passageiros com tarifa zero e que tem estrutura de custos completamente diferentes”, disse.
E completou: “Quanto você vai subtrair de outras políticas para vir com a tarifa zero? Para mim, é algo que não se sustenta, não faz sentido e nós não vamos embarcar”.
No dia anterior, o prefeito Ricardo Nunes afirmou que pretende testar a tarifa zero nos ônibus municipais aos domingos ou durante a semana, no período noturno.
A proposta de Orçamento para 2024 elaborada pela Secretaria Municipal da Fazenda, inclusive, prevê reserva de 5,1 bilhões de reais para o subsídio da tarifa de ônibus.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
São Paulo: PSOL cobra investigação sobre excesso de obras sem licitação de Ricardo Nunes
Por CartaCapital
Ricardo Nunes defende criação de nova taxa para enterrar rede de energia em SP
Por CartaCapital
Nunes pode sancionar PL que permite vender ‘naming rights’ de escolas e UBS
Por Camila da Silva
Deputado contesta Tarcísio e Feder sobre dificuldades impostas a candidatos do Provão Paulista
Por Ana Luiza Basilio



