CartaExpressa

Tarcísio anuncia consulta pública para privatizar balsas em SP

As contribuições poderão ser encaminhadas até 23 de dezembro

Tarcísio anuncia consulta pública para privatizar balsas em SP
Tarcísio anuncia consulta pública para privatizar balsas em SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Foto: Celso Silva/Governo do Estado SP
Apoie Siga-nos no

O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou nesta sexta-feira 22 a abertura da consulta pública para colher sugestões e contribuições da população sobre o projeto de privatização das balsas em São Paulo.

A consulta pública ficará aberta até o dia 23 de dezembro deste ano. Segundo a gestão estadual, a concessão do Sistema de Travessias Hídricas do Estado faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP) e inclui a operação, manutenção e exploração de 14 linhas aquaviárias.

Sendo 8 litorâneas (operadas pelo Departamento Hidroviário nas regiões norte, centro e sul do litoral paulista), 3 do sistema de balsas da Empresa Metropolitana de Águas e Energia e 3 no Reservatório de Paraibuna. Essas linhas, juntas, atendem a mais de 50 mil usuários diariamente.

As 14 linhas a serem concedidas incluem:

  • São Sebastião-Ilhabela;
  • Santos-Vicente de Carvalho;
  • Santos-Guarujá;
  • Bertioga-Guarujá;
  • Cananéia-Continente;
  • Cananéia-Ilha Comprida;
  • Cananéia-Ariri; Iguape-Juréia;
  • Bororé-Grajaú;
  • Taquacetuba-Bororé;
  • João Basso-Taquacetuba;
  • Porto Paraitinga;
  • Porto Varginha; e
  • Porto Natividade da Serra.

A proposta prevê a renovação completa da frota, implantação de 20 novos terminais e ampliação/reforma dos existentes; redução dos tempos de fila; e a eletrificação das travessias. O investimento previsto é superior a 1 bilhão de reais e a demanda estimada para 2050 é de 22 milhões de passageiros. Em relação à tarifa, o governo promete valor será mantido.

Os documentos técnicos, estudos e as minutas de edital e contrato estarão disponíveis no site da SPI, por meio de uma sala de dados (data room). O acesso poderá ser solicitado pelo e-mail travessias.sp@sp.gov.br, incluindo nome completo, e-mail, CPF, instituição, telefone e cidade do requerente

As informações a respeito do projeto podem ser consultadas no site da SPI.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo