CartaExpressa
Tarcísio alega que ofensas de Bolsonaro e Douglas Garcia a Vera Magalhães têm ‘contextos diferentes’
Para o candidato ao governo de SP, o ex-capitão apenas ‘reagiu a uma pergunta‘


O candidato do Republicanos ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, condenou nesta quinta-feira 15 o ataque deputado estadual bolsonarista Douglas Garcia (Republicanos-SP) contra a jornalista Vera Magalhães, a quem chamou de “vergonha do jornalismo”.
Questionado em coletiva de imprensa, porém, sobre a mesma afirmação proferida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) durante debate na TV Band, o ex-ministro da Infraestrutura alegou que os contextos são “completamente diferentes“.
“O Bolsonaro reagiu a uma pergunta, o deputado foi lá pra um evento que não tinha nada a ver instigar uma jornalista que estava lá trabalhando, estava lá cumprindo o seu papel. Desnecessário”, afirmou o candidato.
Douglas Garcia era convidado pessoal de Tarcísio para o debate promovido por TV Cultura, UOL e Folha de S.Paulo na última terça-feira 13. “Ele não tinha direito de fazer aquilo. Usou uma credencial nossa, que a gente entregou pela deferência ao parlamentar do partido e você acha que a pessoa vai pra lá para se comportar.”
“Nunca podia imaginar que a pessoa ia abordar a jornalista com celular no rosto dela, porque o parlamentar tem instrumentos para pedir esclarecimentos”, prosseguiu. “Ele tem muitos instrumentos para fazer questionamentos. Não é lá, não é daquela forma. Foi totalmente inadequado.”
Alvo de diversas representações e pedidos de cassação, o deputado estadual será investigado pela Comissão de Ética da Alesp.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.