CartaExpressa

Tabacaria que vendia réplica de dedo de Lula recua após o caso viralizar

O presidente municipal do PT em Itajaí, Gerd Klotz, chegou a falar que o partido estudava medidas judiciais contra o estabelecimento

Tabacaria que vendia réplica de dedo de Lula recua após o caso viralizar
Tabacaria que vendia réplica de dedo de Lula recua após o caso viralizar
Apoie Siga-nos no

Uma tabacaria em Itajaí, Santa Catarina, colocou para vender uma réplica de um dedo mindinho, sustentada pela estrela do PT, em alusão à deficiência de uma das mãos do presidente Lula (PT). O artefato foi disponibilizado pela Maktub Tabacaria e Head Shop.

Depois que o caso veio à tona e rendeu críticas ao estabelecimento, a loja afirma ter retirado o objeto da vitrine. Nailson Correa manifestou, em nota, que o ‘referido artesanato era uma peça única que não estava mais em exposição’ e acrescentou que não há “cunho político” nos produtos comercializados no espaço.

Ao tomar conhecimento do caso, o presidente municipal do PT em Itajaí, Gerd Klotz, chegou a falar que o partido estudava medidas judiciais contra o estabelecimento para retirar o artefato da comercialização.

“O ato em si é torpe e indigno. Visivelmente é um ato discriminatório ao presidente Lula, que perdeu um dedo em um acidente de trabalho quando ainda jovem, como milhares de trabalhadores brasileiros já foram vítimas de acidentes por falta de medidas de segurança”, acrescentou.

A deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC) também fez uma publicação em suas redes em repúdio ao estabelecimento. “Que tipo de ser humano exibe em uma vitrine de sua loja uma réplica de uma deficiência física de outro ser humano?, questionou. “Atitude criminosa”, completou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo