CartaExpressa

Suprema Corte dos EUA rejeita tentativa de Trump de bloquear relatórios sobre invasão ao Capitólio

O ex-presidente tentou evitar que os documentos em poder dos Arquivos Nacionais fossem entregues ao comitê que investiga o ataque

O ator Jake Angeli, militante de extrema-direita que invadiu o Capitólio, nos Estados Unidos. Foto: Saul Loeb/AFP
Apoie Siga-nos no

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou nesta quarta-feira 19 uma tentativa do ex-presidente americano Donald Trump de bloquear a entrega a um comitê do Congresso de documentos relacionados ao ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio.

Citando seus privilégios executivos, Trump tentou evitar que os documentos em poder dos Arquivos Nacionais fossem entregues ao comitê que investiga o ataque de seus apoiadores à sede do Legislativo americano, que deixou cinco mortos.

Por 8 votos a 1, a Suprema Corte confirmou a sentença de um tribunal federal de apelações, que já tinha rejeitado a tentativa de Trump de manter os documentos e registros em sigilo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar