CartaExpressa

STM mantém condenação de ex-tenente acusado de maus-tratos

O militar foi suspenso pelo prazo de dois anos e tem o direito de recorrer em liberdade

STM mantém condenação de ex-tenente acusado de maus-tratos
STM mantém condenação de ex-tenente acusado de maus-tratos
A sede do STM. Foto: Divulgação/CNJ
Apoie Siga-nos no

O Superior Tribunal Militar manteve a condenação de um ex-segundo tenente do Exército por maus-tratos  durante treinamento de militares. A decisão foi proferida na última quinta-feira 5 e manteve parecer do Conselho Especial de Justiça para o Exército.

Segundo a denúncia, em fevereiro de 2023, durante um treinamento, os instrutores responsáveis obrigaram um militar que possuía obesidade a esforços físicos de risco. O caso aconteceu em Recife. Ele foi suspenso pelo prazo de dois anos e tem o direito de recorrer em liberdade.

As ordens se mantiveram mesmo após o aspirante parar algumas vezes de realizar o exercício por exaustão. O socorro foi prestado ao militar somente após ele sofrer um desmaio.

Como resultado, o aspirante teve sérias lesões, passou por cirurgias e internação e ficou com sequelas, dificultando o movimento do pé.

A denúncia aponta ainda que os instrutores obrigaram um outro aspirante a sentar-se em uma calha de água suja durante uma chuva como punição por erros em exercícios. Outras atitudes humilhantes foram relatadas.

A mesma decisão do Conselho Especial de Justiça que condenou um ex-tenente, absolveu outro de todas as acusações. O Ministério Público Militar, em resposta, pediu, por meio de apelação criminal, a condenação do tenente absolvido.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo