CartaExpressa

STJ recebe recurso do MP para retomar investigação contra Flávio Bolsonaro por rachadinha

O objetivo é voltar a apurar o caso reaproveitando parte das provas anuladas pelo STJ e pelo STF

Jair e Flávio Bolsonaro. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Superior Tribunal de Justiça recebeu na última quarta-feira 15 um recurso do Ministério Público do Rio de Janeiro pela retomada das investigações no caso da rachadinha contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O documento foi revelado nesta sexta 17 pelo portal Terra e pela TV Globo.

Por meio do “agravo em recurso especial”, assinado em novembro de 2022, o MP-RJ busca suspender uma decisão de maio do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio que rejeitou a denúncia de rachadinha contra Flávio.

O objetivo, conforme o documento, é voltar a investigar o caso reaproveitando parte das provas anuladas pelo STJ e pelo Supremo Tribunal Federal em 2021. Esses elementos sustentaram a primeira denúncia, de 2020.

Conforme o procurador Antonio José Campos Moreira, que assina o recurso, é possível “retomar o curso das investigações do exato ponto em que foi atingido pela primeira declaração de nulidade, a fim de renovar os atos e, eventualmente, permitir que uma nova denúncia fosse ofertada, agora com base em provas renovadas e lícitas, sob o prisma legal e constitucional, sem se falar, contudo, em ‘provas inéditas’”.

Na avaliação de Campos Moreira, a decisão do Órgão Especial do TJ “viola flagrantemente o devido processo legal, ao subverter a forma como os atos anulados são extirpados do processo e impedir que a investigação siga do ponto em que foi decretada a nulidade”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar