CartaExpressa
STJ mantém execução da pena de condenado por tortura no ‘tribunal do crime’
Ministro não identificou manifesta ilegalidade ou urgência a justificar uma decisão liminar durante o recesso
O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, Luis Felipe Salomão, negou um pedido de liminar protocolado para suspender a execução da pena de Jefferson da Silva Pereira, condenado a seis anos de reclusão pelo crime de tortura.
Segundo os autos, Jefferson participou de uma espécie de “tribunal do crime”, cujo objetivo era obter confissões e aplicar castigos em Juiz de Fora (MG).
A denúncia do Ministério Público sustenta que, após uma briga em um bar, Jefferson e outro homem levaram três pessoas a um terreno e iniciaram as agressões. Eles transmitiram a ação por chamada de vídeo para um presidiário, responsável pelas ordens sobre o modo e a duração da tortura.
A Defensoria Pública de Minas alegava ao STJ, entre outros pontos, não haver confirmação em juízo sobre a autoria do crime e argumentava que a condenação se baseou apenas em elementos obtidos no inquérito policial.
Salomão afirmou, porém, não haver demonstração de manifesta ilegalidade ou urgência a justificar uma decisão liminar durante o recesso do Judiciário. Caberá à Quinta Turma do STJ avaliar o mérito do habeas corpus, sob a relatoria do ministro Joel Ilan Paciornik.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
A ofensiva do PT no STJ contra Ibaneis pelo escândalo do Master
Por Wendal Carmo
STJ mantém condenação de ex-BBB Felipe Prior por estupro
Por CartaCapital
STJ mantém a prisão preventiva da ‘Loira do PCC’
Por CartaCapital


