CartaExpressa
STJ autoriza Cabral a trocar Bangu por presídio dos bombeiros no Rio
A decisão, em caráter liminar, é do desembargador convocado Olindo de Menezes e valerá até o julgamento de um HC protocolado pela defesa de Cabral


O Superior Tribunal de Justiça autorizou, nesta quinta-feira 5, o ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral a ser transferido do presídio de Bangu para o Grupamento Especial Prisional do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, em São Cristóvão.
A decisão, em caráter liminar, é do desembargador convocado do STJ Olindo de Menezes e valerá até o julgamento de um habeas corpus protocolado pela defesa de Cabral.
Na terça-feira 3, Cabral e outros cinco presos foram levados da Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói, para o presídio Bangu 1, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu.
Menezes avaliou, porém, não ser “prudente a manutenção do ex-governador” em Gericinó.
“Além disso, há fatos penalmente típicos imputados a pessoas segregadas naquela mesma unidade prisional, em decorrência da delação do ex-governador”, argumentou o desembargador.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.