CartaExpressa,Política

STF rejeita pedido para impedir desfile militar com tanques em Brasília

STF rejeita pedido para impedir desfile militar com tanques em Brasília

Para Toffoli, a Corte não tem competência para analisar a questão. Ele determinou a remessa dos autos ao Superior Tribunal de Justiça

Foto: ALBERTO CÉSAR ARAÚJO/ALEAM E G. DETTMAR/CNJ

Foto: ALBERTO CÉSAR ARAÚJO/ALEAM E G. DETTMAR/CNJ

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou na madrugada desta terça-feira 10 um pedido para impedir o desfile militar previsto para acontecer hoje em Brasília.

Para o magistrado, o STF não tem competência para analisar a questão. Ele determinou a remessa dos autos ao Superior Tribunal de Justiça.

“Nessa conformidade, com fundamento no art. 21, § 1º, do RISTF, evidenciada a incompetência desta Corte, não conheço do mandamus. Determino, pois, a remessa dos autos ao Superior Tribunal de Justiça para que analise como entender de direito. À Secretaria Judiciária para envio dos autos eletrônicos, com urgência, pelo meio mais expedito. Cumpra-se. Publique-se”, diz trecho da decisão do ministro.

O mandado de segurança, para impedir o desfile militar, foi apresentado pelo PSOL e pela Rede Sustentabilidade.

No texto, o PSOL argumenta que, apesar de o ato acontecer desde 1988, “nunca o comboio entrou na Praça dos Três Poderes para fazer convite à presidente da República” e que isso acontecia em gabinete, de forma protocolar.

“É inadmissível qualquer ameaça, mesmo que simbólica, porquanto séria, eis que vinda do presidente da República e das forças armadas, de quebra da ordem democrática”, escreveu.

 

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem