CartaExpressa

STF rejeita denúncia por peculato contra ex-deputado federal do PT

A acusação mirava Sérgio Nóbrega de Oliveira (PT-RJ) e a ex-secretária parlamentar Camila Loures Paschoal

STF rejeita denúncia por peculato contra ex-deputado federal do PT
STF rejeita denúncia por peculato contra ex-deputado federal do PT
O ministro Gilmar Mendes, decano do STF. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O Supremo Tribunal Federal rejeitou, por unanimidade, uma denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o ex-deputado federal Sérgio Nóbrega de Oliveira (PT-RJ) e a ex-secretária parlamentar Camila Loures Paschoal por peculato.

Segundo a denúncia, oferecida em 2017, o então parlamentar teria mantido Paschoal em um cargo comissionado entre 2013 e 2015 sem a prestação dos devidos serviços.

O relator, Gilmar Mendes, sustentou que a acusação não indicou qualquer elemento a demonstrar que Nóbrega tinha conhecimento da alegada situação irregular. Disse também que um ex-secretário parlamentar do denunciado afirmou em depoimento que era ele o responsável por atestar a frequência dos colaboradores do gabinete, inclusive de Paschoal.

Conforme a tese vencedora no STF, ainda que se considere que ela tenha recebido salário sem a contraprestação dos serviços, não se demonstrou de que forma os valores foram indevidamente subtraídos, já que o pagamento dos salários se deu em virtude de sua nomeação – ou seja, para a finalidade hipoteticamente prevista em lei.

Para Gilmar, a denúncia não cabe no crime de peculato, mas a conduta pode vir a configurar ilícito administrativo ou civil. O julgamento, no plenário virtual, foi concluído em 9 de fevereiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo