CartaExpressa
STF nega recurso de Roberto Jefferson contra Alexandre de Moraes
O ex-deputado preso pedia suspeição do ministro sob os inquéritos das fake news e das milícias digitais
Por 10 a 0, os ministros do Supremo Tribunal Federal negaram recurso do ex-deputado Roberto Jefferson que pedia pela suspeição de Alexandre de Moraes na condução dos inquéritos das fake news e das milícias digitais — ação que levou Jefferson à prisão.
O julgamento virtual terminou na última sexta-feira 10. Os ministros seguiram o voto da presidente da Corte, Rosa Weber. Apenas Moraes não votou por ser uma das partes envolvidas no processo.
A ministra argumentou que o ex-deputado recorre por motivos de “mera conveniência processual”.
“A simples leitura dos fundamentos expostos pelo arguente revelam que todas as circunstâncias apontadas como evidências da suposta inimizade capital com o magistrado recusado dizem respeito a fatos ocorridos em passado distante, anterior à prisão processual indicada pelo arguente como marco temporal a ser considerado”, justifica a relatora.
Weber ainda aponta que Jefferson agiu de má-fé e que o pedido aconteceu logo após Moraes determinar a manutenção de sua prisão preventiva.
Leia o voto da ministra na íntegra:
voto-weber-jefferson-10fev2023Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



