CartaExpressa

STF não se dobrou à chantagem de Eduardo e Figueiredo para livrar Bolsonaro, diz Gonet

A sentença contra o ex-presidente, porém, não descaracteriza o crime do deputado e do blogueiro, segundo a PGR

STF não se dobrou à chantagem de Eduardo e Figueiredo para livrar Bolsonaro, diz Gonet
STF não se dobrou à chantagem de Eduardo e Figueiredo para livrar Bolsonaro, diz Gonet
Fux lê seu voto no julgamento de Bolsonaro na Primeira Turma do STF. Foto: Gustavo Moreno/STF
Apoie Siga-nos no

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal “não se vergaram à chantagem” do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e do blogueiro Paulo Figueiredo, que buscavam livrar da condenação o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A afirmação consta do documento em que Gonet denunciou Eduardo e Figueiredo por coação em processo judicial, encaminhado nesta segunda-feira 22 ao STF. O relator do inquérito é o ministro Alexandre de Moraes.

“A condenação, mesmo que ainda não haja transitado em julgado, revela que os julgadores que se convenceram da culpa do réu não se vergaram a chantagem”, escreveu o PGR.

Segundo Gonet, porém, a condenação de Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão por liderar uma tentativa de golpe não descaracteriza o crime imputado a Eduardo e Figueiredo, “dada a natureza formal do delito, que não depende do resultado naturalístico”.

“A simples prática da ameaça contra o julgador de processo já é suficiente para a configuração do tipo.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo